Pesquisar neste blog

sábado, 23 de maio de 2015

Porque notch vendeu Mojang para Microsoft

Você com certeza está sabendo que a Microsoft comprou a Mojang recentemente e que o Notch - o criador do Minecraft - já não trabalha mais na empresa. A sua saída foi sentida por muitos fãs ao redor do mundo, que não gostaram nada dessa decisão. Em seu blog pessoal, ele escreveu um texto explicando mais detalhadamente por que foi embora da Mojang. Você acompanha o texto traduzido na integra abaixo... 


••••••••••
Estou deixando a Mojang.

Eu não me vejo como um verdadeiro desenvolvedor de jogos. Faço jogos porque é divertido, e porque eu adoro jogos e adoro programar, mas eu não faço jogos com a intenção fazer grandes sucessos, e eu não tento mudar o mundo. Minecraft certamente se tornou um enorme sucesso, e as pessoas me dizem que ele mudou os jogos. Eu nunca quis que ele fizesse isso. 

É certamente gratificante, e ser gradualmente empurrado para uma espécie de holofote público é interessante.

Há tempo atrás, eu decidi sair do desenvolvimento de Minecraft. Jeb era a pessoa perfeita para assumir o comando, e eu queria tentar fazer coisas novas. No início, eu falhei em tentar fazer novamente algo grande, mas desde que decidi me ater apenas a pequenos protótipos e desafios interessantes, eu me diverti muito mais com o trabalho. 

Eu não tinha certeza de como eu me encaixava na Mojang, onde as pessoas faziam o verdadeiro trabalho, mas como me disseram que eu era importante para a cultura, eu fiquei.

Eu estava em casa, há algumas semanas atrás, quando a internet explodiu de ódio contra mim sobre algum tipo de EULA, algo que não tinha nada a ver comigo. Eu fiquei confuso. Eu não entendi. E Twittei frustrado sobre isso. Mais tarde, assisti ao vídeo ‘This is Phil Fish‘ (Este é Phil Fish) no YouTube e comecei a perceber que eu não tinha mais a conexão com meus fãs como eu pensava ter. 

Eu me tornei um símbolo. Eu não quero ser um símbolo, responsável por algo grande que eu não entendo, que eu não quero trabalhar, que continua a voltar pra mim. Eu não sou um empreendedor. Eu não sou um CEO. Eu sou um nerd programador de computador que gosta de postar opiniões no Twitter.

Assim que este negócio for finalizado, vou deixar Mojang e voltar a fazer ‘Ludum Dares’ e pequenas experiências na web. Se algum dia eu acidentalmente fizer algo que pareça ganhar força, eu provavelmente abandonarei imediatamente.

Considerando que a minha imagem pública já é um pouco distorcida, eu não espero que ficarei longe de comentários negativos, fazendo isso, mas pelo menos agora eu não vou sentir mais a responsabilidade de lê-los.

Estou ciente de que isso vai contra muita coisa que eu já disse em público. Eu não tenho uma boa resposta para isso. Eu também estou ciente de que muitos de vocês estavam me usando como um símbolo de alguma luta. Eu não sou. Eu sou uma pessoa, e eu estou ali lutando com você.

Eu amo vocês. Todos vocês. Obrigado por fazer do Minecraft tudo o que ele se tornou, mas há também muitos de vocês, e eu não posso ser responsável por algo tão grande. Em um sentido, ele agora pertence a Microsoft. Em um sentido muito maior, sempre pertenceu a todos vocês por um longo tempo, e isso nunca vai mudar.

Não é pelo dinheiro. É pela minha sanidade.

Nenhum comentário: